domingo, 27 de outubro de 2013

Inclusão é cidadania

Inclusão universal e a Tecnologia
No mundo “século 21” estamos às portas dos paraísos ou das profundezas dos infernos terrestres e distantes, tudo vai depender de muita sorte e competência da Humanidade, algo extremamente duvidoso. De qualquer forma a inteligência coletiva deslancha a Ciência para espaços inimagináveis, viabilizando soluções impensáveis há poucas décadas.
Ou seja, entramos para um período da História Universal (será história) em que podemos resolver problemas ancestrais.
Podemos parar de fazer discursos poéticos e aplicar conhecimentos técnicos para o aprimoramento da vida, desde o exercício essencial de técnicas e processos de manutenção e operação, até o sonho da reurbanização com prioridade para a dignidade de todos os habitantes de nossas cidades.
Chegamos aos tempos da “solucionática”, se houver vontade política.
Não há desculpa exceto em situações extremas.
A prioridade sendo o bem estar do povo e não a gratificação de elites alienadas pode transformar a vida de centenas de milhões de pessoas espalhadas pelos quatro cantos da Terra.
Acrescente-se a isso que essa disposição é uma oportunidade empresarial, principalmente para empreendedores inovadores e pioneiros.
O 1 Seminário de Tecnologia e Acessibilidade, realizado pelo Instituto de Engenharia do Paraná (Educação e Tecnologia Assistiva - Inovação e Dignidade -) abriu a oportunidade de chamamento desse potencial no Paraná, estado ainda relativamente inerte às oportunidades imensas de criar pesquisas e empresas dedicadas aos idosos e idosas, às pessoas com deficiência(s) e outras em condições de fragilidade, mais ainda, colocar enfaticamente a importância de correções de rumos na administração de nossas cidades, escolas, universidades, laboratórios, clubes etc.
Devemos rever prioridades, pois agora é tempo, finalmente, de colocar a inclusão universal  no maior nível de atenção e convergência de vontades.
A inclusão ainda esbarra em barreiras primárias. O preconceito é brutal, nossos RH continuam em tempos de gibi de meio século passado, os super isso e aquilo com imagens retocadas fazem a mídia das empresas (os marqueteiros e seus chefes querem resultados imediatos). Algo darwiniano e doentio.
O estudo do mercado de trabalho na RMC mostrou isso na apresentação da UTFPR.
Merece destaque a apresentação que o professor Percy Nohama fez do trabalho de seus alunos nas universidades UTFPR e PUC PR. Temos indícios (finalmente) de maior atenção para a aplicação do conhecimento humano a favor das pessoas com deficiência, que se reforçam relembrando as manifestações de outros professores e do trabalho da Professora Leomar Marchesini (Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais).
Tudo o que se faz de eficaz e que mereça destaque em nossas universidades e centros de P&D precisa, contudo, de parcerias com empresários e órgãos de fomento [ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)), (Agência Brasileira da Inovação)] para que seus produtos apareçam em prateleiras comerciais e tenham garantia de continuidade. A pesquisa e desenvolvimento de soluções sem aproveitamento comercial tende a ser perdida, inócua, ineficaz.
Felizmente na área do ensino o EAD ganha espaço aceleradamente.
Entre as melhores e mais eficazes aplicações do conhecimento humano merece destaque o Ensino a Distância (EAD) que a UNINTER/SIANEE (Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais) oferecem. É um tremendo espaço de racionalização da formação profissional e humanística, pois praticamente universaliza oportunidades de aprendizado e educação, desde que feitos com eficiência e na preocupação de atender todos que estiverem dispostos a estudar.
A acessibilidade e a inclusão de todos na vida urbana precisam, contudo, de muito mais. Segurança, mobilidade, educação de todos e adaptação de lugares é uma imposição para nossos governantes, que, eleitos, têm a responsabilidade de governar pensando no envelhecimento e ampliação de pessoas que carecem de muito mais do que se oferece a atletas tradicionais.
Existe determinação e vontade real dos nossos governantes de se reconstruir um Brasil ainda extremamente elitizado e indiferente aos problemas das pessoas com deficiência, idosos e idosas  e, principalmente, nossas crianças mais dependentes da atenção de todos?
Cascaes
27.10.2013
Agência Brasileira da Inovação. (s.d.). Fonte: FINEP: http://www.finep.gov.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Educação e Tecnologia Assistiva - Inovação e Dignidade -: http://ta-inovacao-dignidade-autonomia.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (19 de outubro de 2013). FINEP - Área de fomento e novos negócios . Fonte: Educação e Tecnologia Assistiva - Inovação e Dignidade: http://ta-inovacao-dignidade-autonomia.blogspot.com.br/2013/10/finep-area-de-fomento-e-novos-negocios.html
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). (s.d.). Fonte: CNPq: http://www.cnpq.br/
Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. (s.d.). Fonte: Grupo UNINTER: http://www.grupouninter.com.br/centrouniversitario/sianee.php



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