Inclusão universal e a Tecnologia
No mundo “século 21” estamos às portas dos paraísos ou das
profundezas dos infernos terrestres e distantes, tudo vai depender de muita
sorte e competência da Humanidade, algo extremamente duvidoso. De qualquer
forma a inteligência coletiva deslancha a Ciência para espaços inimagináveis,
viabilizando soluções impensáveis há poucas décadas.
Ou seja, entramos para um período da História Universal
(será história) em que podemos resolver problemas ancestrais.
Podemos parar de fazer discursos poéticos e aplicar
conhecimentos técnicos para o aprimoramento da vida, desde o exercício
essencial de técnicas e processos de manutenção e operação, até o sonho da
reurbanização com prioridade para a dignidade de todos os habitantes de nossas
cidades.
Chegamos aos tempos da “solucionática”, se houver vontade
política.
Não há desculpa exceto em situações extremas.
A prioridade sendo o bem estar do povo e não a gratificação
de elites alienadas pode transformar a vida de centenas de milhões de pessoas
espalhadas pelos quatro cantos da Terra.
Acrescente-se a isso que essa disposição é uma oportunidade
empresarial, principalmente para empreendedores inovadores e pioneiros.
O 1 Seminário de Tecnologia e Acessibilidade, realizado pelo
Instituto de Engenharia do Paraná (Educação e Tecnologia Assistiva - Inovação e
Dignidade -)
abriu a oportunidade de chamamento desse potencial no Paraná, estado ainda
relativamente inerte às oportunidades imensas de criar pesquisas e empresas
dedicadas aos idosos e idosas, às pessoas com deficiência(s) e outras em condições
de fragilidade, mais ainda, colocar enfaticamente a importância de correções de
rumos na administração de nossas cidades, escolas, universidades, laboratórios,
clubes etc.
Devemos rever prioridades, pois agora é tempo, finalmente,
de colocar a inclusão universal no maior
nível de atenção e convergência de vontades.
A inclusão ainda esbarra em barreiras primárias. O
preconceito é brutal, nossos RH continuam em tempos de gibi de meio século
passado, os super isso e aquilo com imagens retocadas fazem a mídia das
empresas (os marqueteiros e seus chefes querem resultados imediatos). Algo
darwiniano e doentio.
O estudo do mercado de trabalho na RMC mostrou isso na
apresentação da UTFPR.
Merece destaque a apresentação que o professor Percy Nohama
fez do trabalho de seus alunos nas universidades UTFPR e PUC PR. Temos indícios
(finalmente) de maior atenção para a aplicação do conhecimento humano a favor
das pessoas com deficiência, que se reforçam relembrando as manifestações de
outros professores e do trabalho da Professora Leomar Marchesini (Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com
Necessidades Educacionais Especiais) .
Tudo o que se faz de eficaz e que mereça destaque em nossas
universidades e centros de P&D precisa, contudo, de parcerias com
empresários e órgãos de fomento [ (Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)) , (Agência
Brasileira da Inovação) ] para que seus produtos apareçam em
prateleiras comerciais e tenham garantia de continuidade. A pesquisa e
desenvolvimento de soluções sem aproveitamento comercial tende a ser perdida,
inócua, ineficaz.
Felizmente na área do ensino o EAD ganha espaço
aceleradamente.
Entre as melhores e mais eficazes aplicações do conhecimento
humano merece destaque o Ensino a Distância (EAD) que a UNINTER/SIANEE (Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com
Necessidades Educacionais Especiais) oferecem. É um
tremendo espaço de racionalização da formação profissional e humanística, pois
praticamente universaliza oportunidades de aprendizado e educação, desde que
feitos com eficiência e na preocupação de atender todos que estiverem dispostos
a estudar.
A acessibilidade e a inclusão de todos na vida urbana
precisam, contudo, de muito mais. Segurança, mobilidade, educação de todos e
adaptação de lugares é uma imposição para nossos governantes, que, eleitos, têm
a responsabilidade de governar pensando no envelhecimento e ampliação de pessoas
que carecem de muito mais do que se oferece a atletas tradicionais.
Existe determinação e vontade real dos nossos governantes de
se reconstruir um Brasil ainda extremamente elitizado e indiferente aos
problemas das pessoas com deficiência, idosos e idosas e, principalmente, nossas crianças mais
dependentes da atenção de todos?
Cascaes
27.10.2013
Agência Brasileira da Inovação. (s.d.). Fonte: FINEP: http://www.finep.gov.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Educação e Tecnologia
Assistiva - Inovação e Dignidade -:
http://ta-inovacao-dignidade-autonomia.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (19 de outubro de 2013). FINEP -
Área de fomento e novos negócios . Fonte: Educação e Tecnologia Assistiva -
Inovação e Dignidade:
http://ta-inovacao-dignidade-autonomia.blogspot.com.br/2013/10/finep-area-de-fomento-e-novos-negocios.html
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico (CNPq). (s.d.). Fonte:
CNPq: http://www.cnpq.br/
Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com
Necessidades Educacionais Especiais.
(s.d.). Fonte: Grupo UNINTER:
http://www.grupouninter.com.br/centrouniversitario/sianee.php
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