segunda-feira, 29 de agosto de 2022

A Democracia e o Debate da Band entre alguns presidenciáveis

 

A Democracia e o Debate da Band entre alguns presidenciáveis

 

O debate entre os presidenciáveis mais destacados pelas pesquisas promovido pela BAND  (Datafolha: Tebet foi a melhor no debate; Bolsonaro, o pior, mostra pesquisa... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/08/28/datafolha-tebet-se-sai-melhor-ate-agora-e-bolsonaro-pior-diz-pesquisa.htm/?cmpid=copiaecola, 2022) e divulgado de diversas formas foi algo absolutamente oportuno e mostrou muito da personalidade e pensamentos das debatedoras e debatedores.

O padrão de discussões e debates foi muito curto para a dimensão dos desafios a que se propõem (Debate reúne pela primeira vez candidatos à Presidência | NOVO DIA, s.d.).

Muitos assuntos é extremamente importantes foram desprezados. 

Infelizmente ainda não vimos debates entre lideranças corporativas e historiadores. Poderiam mostrar muito do que foi a lógica liberal no Brasil, principalmente na Primeira República, quando o Brasil se perdeu em revoluções, interferências de investidores estrangeiros e um tenentismo pueril.

Não precisamos ir muito longe para encontrar o que significou a privatização de estatais. Os desastres das mineradoras, empresas aéreas, indústria bélica nacional, fábricas dedicadas a trens e bondes, Petrobras etc. mostraram o que pode acontecer de bom e ruim   em qualquer cenário.

A ENRON foi destaque no século XX e agora a interdependência mundial assusta potências ocidentais.

Vamos, contudo, ver o que chamou atenção.

A candidata Simone Tebet mais uma vez mostrou sua coragem e competência. Com firmeza e educação ímpar colocou suas perguntas, críticas e projetos. Mais ainda, lembrou que sua candidata a vice é um ser humano0 que transformou sua tragédia pessoal e motivo e bandeira de luta a favor das pessoas com deficiência, a senadora Mara Gabrilli (Quem é Mara Gabrilli, que será vice de Simone Tebet, 2022).

Parabéns!

O PT paga caro por seus desvios de conduta. O ex-Presidente Lula, visivelmente envelhecido. Esforçou-se para explicar, mas não convenceu. Lembrou, contudo, seu período de mandato onde foi um excelente exemplo de inteligência e capacidade de articulações nacionais e internacionais. Ironicamente falhou onde investiu muito, a vigilância e combate à corrupção.         

As mulheres aparecem com destaque nessa campanha eleitoral, graças, entre outras coisas, ao Fundo Eleitoral que privilegia a presença de candidatas (Lei dos Partidos Políticos, s.d.). Leis de afirmação de direitos humanos aparecem no Brasil à medida que ano a ano se percebe sua importância.

E as mulheres candidatas à Presidência deram um show à parte nesse debate revelador e oportunidade de mostrar o caráter dos debatedores, como, por exemplo, o destempero de nosso Presidente (Bolsonaro ataca jornalista em debate, e candidatas reagem: 'Homens são tchutchucas com outros homens, mas vem pra cima da gente sendo tigrão', s.d.).

Ciro Gomes, mais ousado, mostrou que quer o lugar de Lula e relatou suas propostas e experiências no Ceará. Tacitamente demonstrou o poder de Bolsonaro e que suas ambições presidenciais não esmoreceram.  Suas teses merecem atenção.

Simone Tebet e Soraya Thronicke (Simone Tebet e Soraya Thronicke se impõem em debate radical e misógino, 2022) ilustraram com galhardia a presença crescente das mulheres na política brasileira. Grande parte de nosso povo é misógino, machista, incapaz de valorizar as mulheres de forma adequada e equitativa, pelo menos. Num ambiente em que a violência cresceu com a lógica da intolerância e dos fuzis elas serão um bálsamo à nação brasileira.

O que lamentavelmente incomoda a quem nasceu e cresceu profissionalmente no Paraná dentro de uma empresa estatal é o endeusamento da privatização.

Orgulho-me de ter sido copeliano e aprendi a ver que nem as estatais tampouco as empresas privadas no Brasil são a panaceia que a extrema direita declara.

Realmente precisamos aprimorar instituições que já existem (Impasses da democracia no Brasil, s.d.), isso, contudo, depende do Congresso Nacional. Mais ainda, temos leis em abundância, mas os meandros da Justiça favorecem as elites e reprimem nosso povo.

O Candidato Felipe D’Ávila (Felipe D'Ávila, s.d.) precisa lembrar que a corrupção no Brasil existe por efeito de corruptores e a nossa história ilustra perfeitamente a geração de um país que começou mal, cresceu com a escravidão, República Velha e até no Período Militar, isso sem falar na democracia sob a Constituição Cidadã.

Concluindo os desafios do próximo Governo, Congresso Nacional e até do Poder Judiciário será compatibilizar promessas com impostos, orçamento, prioridades e Justiça Social que estabeleçam em nosso país um ambiente de trabalho, evolução e seriedade.

 

João Carlos Cascaes

Curitiba, 29 de agosto de 2022

https://tinformando-meus-blogues.blogspot.com/

 

Bibliografia

Avritzer, L. (s.d.). Impasses da democracia no Brasil. Fonte: Livros e Filmes Especiais: https://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com/2022/08/httpswww.html

Azevedo, A. (2 de 8 de 2022). Quem é Mara Gabrilli, que será vice de Simone Tebet. Fonte: exame: https://exame.com/brasil/quem-e-mara-gabrilli-que-sera-vice-de-simone-tebet/

Bolsonaro ataca jornalista em debate, e candidatas reagem: 'Homens são tchutchucas com outros homens, mas vem pra cima da gente sendo tigrão'. (s.d.). Fonte: O GLOBO: https://oglobo.globo.com/politica/eleicoes-2022/noticia/2022/08/bolsonaro-ataca-jornalista-em-debate-e-candidatas-reagem.ghtml

Debate reúne pela primeira vez candidatos à Presidência | NOVO DIA. (s.d.). Fonte: CNN Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=R43mT3kPD1o

Felipe D'Ávila. (s.d.). Fonte: BAND ELEIÇÕES: https://www.band.uol.com.br/eleicoes/candidatos/2022/presidente/felipe-davila-30-novo-16528288

Lei dos Partidos Políticos. (s.d.). Fonte: Tribunal Regional de Santa Catarina : https://www.tre-sc.jus.br/legislacao/lei-dos-partidos-politicos

Rothenburg, D. (29 de 8 de 2022). Simone Tebet e Soraya Thronicke se impõem em debate radical e misógino. Fonte: CORREIO BRAZILIENSE: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2022/08/5032748-simone-tebet-e-soraya-thronicke-se-impoem-em-debate-radical-e-misogino.html

Vinhal, G. (28 de 08 de 2022). Datafolha: Tebet foi a melhor no debate; Bolsonaro, o pior, mostra pesquisa... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/08/28/datafolha-tebet-se-sai-melhor-ate-agora-e-bolsonaro-pior-diz-pesquisa.htm/?cmpid=copiaecola. Fonte: UOL, em Brasília... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/08/28/datafolha-tebet-se-sai-melhor-ate-agora-e-bolsonaro-pior-diz-pesquisa.htm/?cmpid=copiaecola: https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/08/28/datafolha-tebet-se-sai-melhor-ate-agora-e-bolsonaro-pior-diz-pesquisa.htm/

 

 

 

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Aprimoramento do processo democrático e a sobrevivência da Humanidade


Aprimoramento da Democracia, sanidade mental, ficha clínica dos candidatos, testes de conhecimentos essenciais, segurança e evolução, imperialismo, Rússia, China, loucuras de tiranos, líder desvairado


Rodrigo Pacheco diz que urnas eletrônicas são orgulho nacional